Descubra se o escritório compartilhado é o espaço ideal para sua empresa

Coworking, ou escritório compartilhado em português, consiste em um ambiente de trabalho compartilhado por mais de uma empresa ou pessoa. O objetivo é utilizar um espaço de forma mais eficiente e diminuir os custos operacionais para cada parte.

Trabalhar em um escritório compartilhado é uma boa pedida para pessoas que gostam de trabalhar para si mesmos, mas não sempre sozinhos; para pessoas que, mesmo autônomas, gostam de ter um senso de comunidade e ter um espaço para focar no trabalho, o que pode ser difícil em casa. Em geral, é possível alugar um espaço por hora ou pelo mês inteiro, individualmente ou para um grupo de pessoas.

Trocar uma sala utilizada por uma única empresa por um escritório compartilhado tem se tornado uma tendência nos últimos anos para startups e novos empreendedores. É uma opção que também atrai profissionais ligados a áreas criativas (como publicitários), freelancers e pessoas que trabalhavam com home office. Também é uma boa pedida para quem viaja frequentemente ou irá permanecer em uma cidade por um curto período e necessita de uma estrutura de trabalho adequada.

Por que trabalhar em um escritório compartilhado

Além da diminuição de custo do aluguel, os espaços de coworking também oferecem a possibilidade de compartilhar WiFi, fax, salas de reuniões e cozinha, permitindo que uma empresa iniciante tenha acesso a muitas facilidades que não teria condições de arcar se estivesse por conta própria.

Além do dinheiro, uma das atrações de se trabalhar em um escritório compartilhado é a possibilidade de se conectar com outras pessoas, outras empresas, e realizar uma troca de ideias e experiências que seria impossível realizar durante o horário de trabalho.

“É uma mistura de tecnologia e pessoas aprendendo a utilizar o espaço mais eficientemente. Hoje em dia, uma pessoa não precisa estar todo tempo sentada junto a uma linha telefônica conectada com a parede”, disse Forbes Sande Golgart, vice-presidente regional da rede de escritórios compartilhados americana Regus.

“Algumas pessoas até preferem trabalhar ao lado de outras. Elas acham mais inspirador, acham que é mais eficiente financeiramente e acreditam que podem se tornar mais produtivas nesses ambientes por causa da tecnologia”, concluiu Golgart.

Benefícios de trabalhar em um escritório compartilhado

Organização

É mais fácil se organizar em um espaço profissional, com estrutura adequada (mesas, cadeiras, papeis, impressora, etc.), do que em casa, além de ser uma boa forma de evitar distrações.

Networking

Uma das grandes vantagens de trabalhar em escritórios compartilhados e estar próximo a profissionais de áreas afins. Alguns deles podem ser seus clientes, outros podem ser fornecedores. Ainda há aqueles que lhe darão dicas preciosas de como seguir adiante durante a pausa para o cafezinho.

Aprendizado

Trabalhar próximo a outras pessoas de diferentes áreas pode ser uma experiência única em termos de aprendizado. Em um coworking, a troca de experiências é natural.

Profissionalismo

Se a sua empresa está expandindo e precisa, por exemplo, fazer uma reunião presencial importante ou uma vídeo conferência, é improvável que a sua casa seja um lugar ideal.

Fonte: Destino Negócio